30 de agosto de 2010

:: Anita-sem-vergonha ::





Hoje é aniversário de uma figura marcante de nossa história. Uma mulher que quebrou vários tabus de sua época e se tornou símbolo de força e coragem. FLô homenageia mais uma que merece entrar no hall de nossas Marias-sem-vergonha: Ana Maria de Jesus Ribeiro, a Anita Garibaldi. Impossível não se impressionar com a história dessa guria. Ela largou o casamento pra ficar com um revolucinário, manejava armas de fogo, foi pra frente de combate... numa época em que as mulheres atingiam o máximo de emoção em suas vidas ao casarem e procriarem...



"Seguindo os padrões da época, casou-se bastante jovem, aos 15 anos, com Manuel Duarte de Aguiar. No ano de 1837, já com o desenvolvimento da Revolução Farroupilha, ela teve a oportunidade e conhecer Giuseppe Garibaldi, um dos principais líderes do movimento que conquistara sua cidade natal.

Logo se mostrando apaixonada por Giuseppe, Ana Maria resolveu abandonar o seu infeliz matrimônio para que ao lado do revolucionário italiano marcasse a História com o nome de Anita Garibaldi. No tempo em que Laguna se transformou em sede do governo da República Juliana, que tomou Santa Catariana, Anita aprendeu a manusear espadas e armas de fogo. Em pouco tempo, a paixão pelo companheiro e os riscos da guerra se tornaram situações comuns à sua peculiar rotina.

Durante a Batalha de Curitibanos, Anita foi capturada pelas tropas que representavam o Império Brasileiro. Presa e grávida do seu primeiro filho, ela foi enganosamente informada que Garibaldi havia falecido nos campos de batalha. Inconformada e duvidosa sobre a informação, ela pediu aos oficias que a deixem procurar o marido entre os corpos. Nesse instante, desconfiando do que lhe fora dito, ela saltou em um cavalo e fugiu dos oficiais que a vigiavam.

Após atravessar um rio e passar alguns dias sem alimento, ela buscou refúgio entre alguns revolucionários. Poucos dias depois, Anita e Giuseppe se encontraram na cidade de Vacaria. Já em 1841, o casal seguiu para a cidade de Montevidéu, para apoiar outra revolta contra o ditador uruguaio Fructuoso Rivera. Após a participação nos conflitos, Anita foi enviada para a Itália, em 1847, para realizar os preparativos que receberiam o marido e uma tropa de mil homens que participariam das guerras de unificação da Itália.

Nesse novo conflito, o casal chegou até acidade de Roma, que havia sido posta como a capital da nova República Romana. Apesar da conquista, tiveram que enfrentar a opulência das forças franco-austríacas, e bateram em retirada nas ofensivas que marcaram a Batalha de Gianicolo. Acompanhados por, aproximadamente, quatro mil soldados, o casal de revolucionários ainda teve de suportar a pressão de outros exércitos contrários ao processo de unificação.

Quando atingiram a cidade de San Marino, a embaixada norte-americana ofereceu um salvo conduto que poderia tirar o casal daquela penosa situação de risco. Não aceitando o convite, por temer a desarticulação do processo de unificação, Anita e Giuseppe continuaram a sua fuga. A essa altura, esgotada pela quinta gravidez, a valente revolucionária ficou abatida ao enfrentar uma grave crise de febre tifoide. Não resistindo, Anita faleceu nas proximidades de Ravenna, em 4 de agosto de 1849.

Ferozmente perseguido pelos soldados austríacos, Garibaldi não teve sequer a oportunidade de acompanhar os cortejos fúnebres da esposa. Partindo para o exílio, o revolucionário italiano ficou dez anos fora da Itália. Somente em 1932, o corpo de Anita Garibaldi foi definitivamente transferido para a colina de Janiculo, localizada na porção ocidental da cidade de Roma."


Por Rainer Sousa
Equipe Brasil Escola

27 de agosto de 2010

:: 100 anos de Madre Teresa ::





vocação 
(latim vocatio, -onis)
s. f.
1. Inclinação que se sente para alguma coisa. = propensão, tendência
2. Disposição natural do espírito. = índole
3. Inclinação para a vida religiosa.

“Muitas pessoas confundem nosso trabalho com vocação. Nossa vocação é o amor de Jesus.”

Qualquer uma dessas definições se enquadra na história de vida de Agnes Gonxha Bojaxhiu, mais conhecida como Madre Teresa de Calcutá. Nessa data comemóra-se o centenário de seu nascimento. Na verdade foi registrada no dia 26, mas considera seu dia de batismo, 27 de agosto, seu verdadeiro aniversário.

Aos 13 anos foi tocada pelas palavras de um missionário jesuíta: “Cada qual em sua vida deve seguir seu próprio caminho". E pronto, a vocação começava a aparecer... aos 19 sai de sua terra natal a Macedônia e vai para Bengale, na India, onde entrou para a  Congregação das Irmãs do Loreto e 2 anos mais tarde, fez seus votos, optando por uma vida de pobreza, castidade e obediencia. Em homenagem a padroeira das missionárias Teresa de Lisieux - Santa Terezinha, adotou seu nome.

As condições de miséria fizeram que não se contentasse somente em dar aulas. Fez um curso de enfermagem e em 1946 iniciou o trabalho pelo qual é conhecida hoje já em Calcutá com o aval do Papa Pio XII. Surge a ordem "As Missionárias da Caridade". 

Como hábito, escolheu o sári branco, por significar pureza com detalhes em azul, por ser a cor da Virgem Maria. Buscava dar auxíliar principalmente a crianças com educação, noções de higiene e angariação de donativos.Em 1950 começa a trabalhar com doentes de lepra.

“Eu vejo Deus em cada ser humano. Quando limpo as feridas do leproso, sinto que estou cuidando do próprio Senhor.Não é uma experiência maravilhosa?" -- 1974.

Sua obra se expandiu em centros de apoio principalmente a leprosos, velhos, cegos e doentes com HIV por várias cidades do mundo, bem como em escolas, orfanatos e trabalhos de reabilitação com presidiários. Todos aqueles que normalmente são vistos com despreso tinham um lugar na caridade de Madre Teresa.

“Por favor, escolham o caminho da paz... Num curto período pode haver vencedores e perdedores nessa guerra que abominamos. Mas jamais poderá  nem nunca será justificada a dor e perda de vidas que suas armas causarão." -- Carta ao Presidente Americano George Bush e ao Presidente Iraquiano Saddam Hussein, Janeiro 1991.

Em 1979 ganha o Nobel da Paz e sua obra não para de crescer.

Mesmo depois de sua morte em 1997 aos 87, sua vocação faz escola e seu trabalho missionário continua por todo o mundo. 

Apesar de estar longe de ser uma solução para às questões sociais do mundo, Madre Teresa representa muito o agir de acordo com sua vocação para um bem maior. Em vários momentos de sua vida questionou fortemente sua fé, questionando inclusive a existência de Deus, mas nunca abandonou seu trabalho. Fazer o que nosso espírito está naturalmente disposto pode não ser exatamente uma obra de caridade importante ou mega feito pra humanidade, mas conseguir se dedicar inteiramente com a alma à alguma coisa é poder gerar - na sua devida proporção - um bem, seja pelo trabalho ou seja por devoção religiosa... “Se você julga as pessoas, não tem tempo de amá-las.”  Não é para sermos Madres Teresas, mas estamos agindo de acordo com o nosso coração? 

25 de agosto de 2010

:: My name is Connery, Sean Connery ::





FLô hoje presta homenagem a um outro galã de Hollywood: Sir Sean Connery. Hoje completa 80 anos o ator britânico nascido na Escócia que na década de 60 ficou famoso por interpretar o agente 007 - My name is Bond, James Bond. Fez 6 filmes da saga e deixou sua marca no agente secreto mais conhecido do cinema. 

Em 71 deixou o espião de lado e deu continuidade ao que seria uma carreira de muito sucesso e filmes de peso, calando a boca de muita gente que achava que seria sempre conhecido como "o ator que fez 007"... Highlander, O nome da rosa, Indiana Jones, A Rocha, Caçada ao outubro vermelho, Os intocáveis, Robin Hood, são apenas alguns dos 70 filmes em que participou.




Além de um Oscar como ator coadjuvante em Os intocáveis, possui um terceiro lugar de Mister Universo (!) e o título de Sir consedido pela rainha Elizabeth II em 2000 por sua "contribuição às artes cinematográficas e ao Império Britânico".



Contribuição às artes cinematográficas ok, mas ao Império Britânico??? É publico e notório o apoio do ator ao Partido Nacional Escocês que luta justamente pela independência Escocesa do Império de Dona Elizabeth. Metade de todo o cachê de 007 os Diamantes são etrenos foi doado a causa. Ok ele fez uma ceninha para recebir o título de Sir da Rainha, pedindo que a cerimônia fosse na Escócia e foi devidamente trajado como um típico nativo. Ceninhas a parte, muitos acharam engraçado ele sair de seu país pelo qual declara amor incondicional para morar nas Bahamas... também, com 80 anos de praia, damos um desconto, vai relaxar!



23 de agosto de 2010

:: Vida e Morte de Cinema ::





Em 23 de agosto o 1923 nossas bisas lamentavem o falecimento do primeiro Galã de cinema criado por Hollywood: Rodolfo Valentino. O italiano que chegou aos EUA com 18 anos, foi símbolo sexual e colocou seu rostinho cobiçado em mais de 35 filmes. Dançarino, teve destaque no cinema em produções de grande sucesso comercial e foi protótipo do amante latino.


Teve uma vida pessoal conturbadíssima com direito a casamento impulsivo com a atriz Jean Acker, que se desfez na própria noite de núpcias. Dá para acreditar? Mais tarde ele casou de novo com uma figurinista, Natacha Rambova, com quem teve uma relação possessiva em que era extremamente controlado. Não bastasse todas as fofocas que giravam em torno de seus casamentos, diziam as más linguas que ele na verdade tinha mais interesse em amigos que estiveram intimamente próximos...



Morreu aos 31 anos em decorrência de uma úlcera perfurada e seu funeral teve direito a chiliques homéricos, ataques histéricos e fãs elouquecidas quebrando janelas de onde seu corpo era velado em Nova Iorque. Dizem que mais de 100.000 foram as ruas prestar suas homenagens ao galã...

Anos após sua morte uma misteriosa mulher de negro colocava flores em seu túmulo em seu aniversário de morte... Uma vida curta de galã com final cinematográfico, não?

20 de agosto de 2010

:: FLô na Strada de Terra ::





Para toda ação, há uma reação... Sexta passada FLô viu Strada de Terra no na pressão da Lapa e curtiu tanto que vai hoje de novo. A malandragem toda vai com a gente pra dar também aquela força com sua elegância, ginga  e brincadeiras! Estarão em casa prestigiando a banda que também prestigia e respeita a malandragem! 

FLô convida a todos que curtirem um som animado e contagiante: Na Pressão da Lapa, R. Mem de Sá, 59 - Após 21h R$ 20,00 - Lista Amiga - R$ 15,00 - reservas pelo 2507-0580.

18 de agosto de 2010

:: Festa de Casamento - Espaço JB ::





Quando você vai a um casamento, você não sabe se a cerimônia vai demorar, se vai ser emocionante ou apenas mais uma... Não dá pra saber se os noivos serão felizes para sempre, nem se os padrinhos cairão bêbados antes da metade da festa. Quem vai pegar o buquê? A companhia que você levou é pra casar? Vai ter algum barraco até o fim da festa? Meu fígado aguentará? 

Simplesmente não dá pra adivinhar... mas uma coisa é certeza: a música é sensacional e você vai se acabar de dançar! O clima de festa vai invadir a pista e todos curtirão enlouquecidamente um repertório tão democrático quanto divertido: Black Eyed Peas encontram os Beatles. Ritchie Valens, Tim Maia, Billy Paul, Abba, KC & Sunshine Band, Roberto Carlos, Michael Jackson, Village People, Frank Sinatra, Rolling Stones, Simonal e Elvis Presley dão os braços a Lady Gaga, Friendly Fires, Daft Punk, Major Lazer, Kid Cudi, Tom Tom Club, Kanye West, MGMT, Franz Ferdinand, David Guetta, Moony, Blur e por aí vai.

Os clássicos e os novos conduzem-nos a essa única certeza! Música de festa de casamento é quase um estilo definido, uma mistura na medida certa para você em vários momentos pensar assim que tocarem os primeiros acordes daquela música: "não acredito, essa música é muito boa!" e entrar mais na pista com gritinhos de uhu!

Quem quiser curtir essa vibe não vai precisar pedir a Santo Antônio que apresse a união dos coleguinhas próximos, nem buscar festas para meter-se de penetra...

Nesse sábado, 21 de agosto, o Espaço JB (antigo Espelunca Chic) será cenário da Festa de Casamento com os DJs Claudio Macedo, Moa Fagundes e Rafael Vaz. O Espaço JB fica na Rua Jardim Botânico, 129. A festa começa a partir de 21h - R$ 17,00 até às 23h (com convite ou nome na lista) R$ 22,00 de 23h até 01h (com convite ou nome na lista) R$ 27,00 (para bicões sem convite).

16 de agosto de 2010

:: Simplesmente Elvis! ::





33 anos atras, Elvis Aaron Presley foi encontrado morto em sua Mansão. Gente, alguém não ouviu falar de Elvis? Alguém não conhece pelo menos uma de suas músicas? Alguém não reconhece seu topetinho, gola levantada, roupas Las Vegas? É simplesmente Elvis!


O cara é simplesmente um dos artistas mais imitados no mundo inteiro, seu rosto está estampado simplesmente em qualquer tipo de produto disponível no mercado. Sua imagem ainda rende suspiros às suas fãs. Sua presença de palco inspira até hoje e, revendo as gravações, fica irresistível não querer ter ido em um show do cantor.


Simplesmente Elvis!




Morreu gordinho e desafinando numa bad de entresticer qualquer um, mas deixou muita coisa boa: músicas contagiantes em sua voz de timbre marcante, filmes B com seu rostinho de galã, material inesgotável para o imaginário POP mundial... 


Simplesmente Elvis!



Fica até difícil escrever sobre um astro como ele, então vale tentar simplificar: tocava guitarra e piano, era bem perfeccionista em suas execuções, procurava sempre estar o melhor apresentável possível para sua platéia, tinha um bom humor contagiante, era faixa preta em karate, lindo de morrer, fez mais de 19 filmes, gravou mais de 46 álbuns... 


Simplesmente Elvis!


Há muito material disponível na web com história, discografica, fotos, curiosisdades e FLô como fã de Elvis não consegue escrever tudo que gostaria no seu post de hoje, então vamos twittando parte desse material durante o dia.


Simplesmente Elvis!

11 de agosto de 2010

:: Strada de Terra ::




FLô encontrou com uma galera bem talentosa e faz aqui sua recomendação! O som da Strada de Terra, pra quem não conhece ainda, é bem trabalhado e animado. Todas as sextas de agosto terão essa galera no Na pressão da Lapa, R. Mem de Sá, 59

A Banda conta com Heverton Castro no Vocal, Paulinho Moreira na Guitarra, Leo Filippone na Batera, Guilherme Rabelo no Contrabaixo e Cau Barros na Percussão. O repertório inclui o que há de melhor das bandas como: O Rappa, Jorge Ben, Tim Maia, Natiruts, Lenine, Ed Motta, Lulu Santos, Marcelo D2, Chico Science, Seu Jorge, Cidade Negra, Cláudio Zoli, Alceu Valença, Djavan e outros, sempre com interpretações inovadoras, contando ainda com suas composições que já fazem grande sucesso nas rádios e entre o seu público com impressionante aceitação.

Na pista desde 2003, a banda cria em suas músicas uma relação de identidade com cada um que deixe ser levado por um som verde e amarelo repleto de sentimentos e mensagens relevantes presentes e muito úteis em nosso cotidiano. 


A banda Strada de Terra se destacou no circuito musical da região dos lagos ao tocar no carnaval de Costa Azul (Rio das Ostras) para, aproximadamente, 2000 pessoas com apenas um violão, uma zabumba e um baixo. Com todo esse sucesso, surge a necessidade de modificações para que a banda, mais do que nunca, se tornasse completa cativando ainda mais a todos que a prestigiavam. A zabumba deu lugar à bateria e à percussão com seus grooves marcantes junto ao contrabaixo e ao violão, o qual foi substituído pela sonoridade ampla e inigualável da guitarra.


FLô estará lá e convida a todos pra curtir o som. As reservas são feitas pelo 2507-0580.

9 de agosto de 2010

:: Moda agora é noturna! ::




Diante de várias exposições de marcas, cria-se um evento! O clima é regado por música, cultura, acessórios, roupas... tudo chique.

Brothers Hostel, dos mesmos donos do Bar da Foca, abriu as portas para esse evento e nada melhor do que nascer em um mundo particular que é a Farani, berço dos universitários de botafogo. Só que isso exige bom gosto... É isso que temos a oferecer na noite de terça-feira. 

Som
Claudio Macedo ( Barrados no Baile e Festa de Casamento )
comandando a música da festa
Moda
Bendito Acessório
FLô
Lei de Murphy
Patricia Passo
Super Quero

Chique
Campanha Adotar é Chique
(animais cuidados pelas estudantes de veterinária da Rural)

Farani Fashion Night
10/08/2010 de 17 às 23h
R. Farani,18 - Botafogo - Brothers Hostel

Como chegar? clique aqui

6 de agosto de 2010

:: Farani Fashion Night ::




Na próxima terça feira dia 10 vai rolar a Farani Fashion Night. Uma noite muito divertida com várias atrações e expositores com suas marcas na tradicional Rua Farani. Das 17h às 23h, FLô estará lá e convida a todos vocês para dar uma conferida, é sair do trabalho, facul, curso, de casa... e curtir no Brothers Hostel - Rua Farani, 18 - Botafogo. Entrada gratuita.

4 de agosto de 2010

:: Xepa Chique no Mistureba ::


FLô confirma presença esse sabado dia 07 no Mercado Mistureba - Xepa Chique! Com todas as marcas com preços até R$ 50,00!!! Tradicional feijoada.

Estampas Alice e São Jorge por R$ 30,00. Imperdível!!!

Choperia Brazooka
Men de Sá, 70 - Lapa
de 11h às 18h
Entrada gratuita.