29 de outubro de 2010

:: 200 anos de Biblioteca Nacional ::





FLô não se cansa de curtir o que Rio de Janeiro tem de bom, seja o seu visual, com sua cidade crescendo entre formações rochosas e praias; seja seu cultural, com prédios repletos de história. Um deles é o da Biblioteca Nacional  no centro.

Com a vinda da familia real em 1808, iniciou-se um processo de transferência de toda a corte para o Brasil. A 29 de outubro de 1810, um decreto do Príncipe Regente determina que no lugar que serviu de catacumba aos religiosos do Carmo se erija e acomode a "Real Biblioteca" e instrumentos de física e matemática. Essa data é considerada oficialmente como a da fundação da Real Biblioteca - Biblioteca Nacional - que, no entanto, só foi franqueada ao público em 1814.

Seu catálogo conta com acervos: cartográficos, de obras raras, iconográficos, manuscritos, músicais... dentre outros. Mais uma fonte inesgotável de inspiração para FLô em seus delírios , Marias , Stas , Alices ... Além disso, a instituição é resposável por serviços como de registro de direitos autorais e cadastro de ISBN. Alguns desses serviços são prestados em outros prédios, mas são parte da Fundação Biblioteca Nacional.


Há inclusive muitas lendas sobre assombrações e fatos curiosos desses com tanta história.

Se você mora no Rio e ainda não conhece a BN, tome vergonha na cara! Para leituras no acervo geral e publicações seriadas, você pode dar uma passada por lá de 2ª a 6ª de 9h às 20h, já os acervos especiais estão disponíveis de 10h às 16h. Visitas guiadas com foco na arquitetura, acervo e laboratórios podem ser visitados com guias de 2ª a 6ª, das 11h às 15h (visitas de hora em hora). Visitas técnicas e reservas antecipadas são agendadas pelo telefone (21) 2220-9484 ou pelo e-mail: visiguia@bn.br. 

Preço do ingresso: R$ 2,00.


Confira vídeos e reportagens sobre a BN e uma reportagem de 2009 sobre seu aniversário de 199 anos.

Nenhum comentário: