16 de julho de 2010

:: "Onde houver ódio, que eu leve o Amor" ::



São Francisco - Sidney Matias

O Italiano Giovanni di Pietro di Bernardone nasceu por volta de 5 de julho 1182 . Foi um jovem de boas condições financeiras que oadorava os prazeres do mundo, bebidas, festas, farras com o amigos até ir aos poucos se voltando para uma vida religiosa de completa pobreza.

Fundando a ordem mendicante dos Frades Menores, renovou o Catolicismo de seu tempo, acostumado a demonstrar seu poder com suntuosidade e riqueza. Com o hábito da pregação itinerante, quando os religiosos de seu tempo estavam mais ligados aos mosteiros rurais, e com sua crença de que o Evangelho devia ser seguido à risca, imitando-se a vida de Cristo, desenvolveu uma profunda identificação com os problemas de seus semelhantes e com a humanidade do próprio Cristo. Os populares se sentiram muito próximos daqueles frades de vidas simples e cheias de fé.

Consideravam sagrado toda a criação de Deus, portanto tinham carinho pela natureza em geral, cuidando com apreço do meio ambiente e dos animais.

Giovanni foi cananizado em 16 de julho de 1228, somente dois anos após sua morte, como São Francisco de Assis e sua ordem de Frades Menores, conhecidos como Franciscanos, pode ser vista até hoje por todo o mundo dando continuidade ao trabalho de seu fundador.

Patronomo dos animais e do meio ambiente, é considerado por muitos a maior figura do Cristianismo após Jesus, tem como data comemorativa o dia 04 de outubro.

FLô - devota fervorosa de Sta Paciência - recorre a São Francisco, quando as coisas estão muito complicadas para a santa resolver sozinha, lembrando da lindíssima oração de São Francisco para não cometer nenhum ato de loucura contra um coleguinha ou situação que esteja nos tirando do sério. Gosta também de lembrar do trabalho do santo em nome dos bichinhos  - de estimação ou não - que dividem a terra conosco.

Nenhum comentário: