9 de julho de 2010

:: Mary de Maria sem vergonha! ::





Em 10 de julho de 1964, a estilista inglesa Mary Quant apresenta a minissaia. Até o momento o máximo que as meninas comportadas faziam era colocar de lado as saias rodadas e usar calça cigarette. Mary trouxe luz esses 30 cm de pano que viraram febre na década de 60.

Há algumas cobntrovérsias quanto a verdadeira origem da mini-saia. Uns citam o designer André Courrèges, amigo de Mary, como co-autor. Outros também dão crédito a Helen Rose, estilista que fez algumas saias para a atriz Anne Francis em 1956, para o filme Forbidden Planet.

Há registro também do uso de saias bem curtas em algumas tribos do extremo oriente, mas sem fontes precisas.

Bem, se criou ou não, não sabemos ao certo, mas que foi Mary quem popularizou, isso é verdade. Ela começou criando suas próprias roupas, por que achava a moda da época horrível. Logo logo a sem-vergonha começou a vender algumas peças a amigos, parentes, as coisas começaram a crecer aos pouquinhos e alguns anos depois, abriu a loja "Bazaar", na famosa King’s Road, em Londres.

Depois o sucesso veio chegando, sua griffe se estabeleceu bem e expandiu seus negócios também para o ramo de cosméticos. Em 1966 é nomeada pela Rainha Elizabeth II Officer of the British Empire, pela sua criação.



Em 1970, no ano de nascimento de seu primeiro filho, ela já começou a se engraçar pelos campos de decoração e design de tecidos. Você acha que uma Maria-sem-vergonha ia parar por aí? No ano seguinte seus negócios se firmavam com sucesso no Japão. 

E que tal publicar um livro sobre cores na moda em 1984? E um sobre maquiagem em 1986? Ou melhor, um vídeo sobre o mesmo assunto, para que os movimentos e dicas fossem melhor passados e assimilados, no ano seguinte? E mais publicações viraram referência em todo o globo levam sua assinatura.

Por tudo que fez pela moda recebeu vários premios pelo mundo inteiro e é hoje membro honorário do Royal College of Arts. Aos 76 anos, vive na Inglaterra e possui uma rede de lojas com mais de 200 filiais espalhadas: "a little black Daisy that was born in London is now blooming all over the world" - "a pequena margarida negra nascida em Londres, agora florece mundo a fora."

Black Daisy? Margarida? Para nós é uma das muitas Marias-sem-vergonha que arrasam por aí!



Nenhum comentário: