14 de julho de 2010

:: Liberté, Egalité, Fraternité e Mac Donalds ::


"Allons enfants de la Patrie,
Le jour de gloire est arrivé!"

Trecho de La Marseillaise



La Prise de la Bastille - Quadro de Jean-Pierre Hovel 1789

No dia 14 de julho de 1789 a burguesia de París saiu às ruas para protestar contra o regime monárquico opressor. Invadiram a Bastilha, fortaleza que simbolizava o Absolutismo real, libertaram presos e derrubaram o prédio. O fato simboliza o início da Revolução Francesa, com suas idéias de Liberdade, Igualdade e Fraternidade baseadas nos ideais do Iluminismo e da Independência Americana de 1776.

A burguesia sobe ao poder levando novas regras a um Estado que era dominado pela nobresa e clero. Liberdade para se pensar e principalmente se vender como quiser, sem as pesadas taxas do antigo regime. Igualdade para que todos sejam vistos com os mesmo olhos e que essa nobreza e clero não possuam privilégios abusivos. Fraternidade para fortalecer os laços cooperativos entre os seres recém declarados como iguais.

E nessa mesma data quase 200 anos depois morria um dos ícones da burguesia comercial moderna: Richard "Dick" J. McDonald, que junto de seu irmão Maurice "Mac" McDonald  estabeleceu o primeiro restaurante da rede de lanches, McDonald's, em 1940. Foram os pioneiros americanos do fast-food, nascidos na cidade de Manchester no Estado de Nova Hampshire, posteriormente venderam a marca à Ray Kroc que a reinaugurou em abril de 1955, em Illinois, nos EUA. Esses revolucinários burgueses cuja marca dominou o mundo poderiam ter nascido em outra data?
Indiscutível é o fato de colhemos ainda hoje os frutos - isentos aqui de julgamento maniqueista de bons ou maus - da Revolução Francesa.

Nenhum comentário: