26 de julho de 2010

:: Dia dos Avós ::





Mãe e Pai são as bases, Avós são refugio.  Mesmo sendo de uma geração distante, com objetivos diferentes e um mundo avesso ao nosso, esses nos acolhem no aconchego de uma sábia maturidade que a vida calejou. Uns mais amorosos, outros mais  rabugentos, no todo são caricaturais. E tudo que é bom e marcante merece ser parabenizado, hoje a FLô envia suas felicitações às(os)  Vovós(ôs).

A curiosa data tem a origem por ser a comemorativa de Sant´Ana e São Joaquim, que são declarados por Tiago em seu em seu proto evangelho como avós de Jesus. Ela descendente do sacerdote Araão e ele do Rei Davi. Eram censurados por ter idade avançada e não ter filhos, devido à esterilidade dela. Com fé, Joaquim foi para o deserto, orando a Deus por um milagre, e fez penitência até a aparição de um anjo que disse que suas preces seriam atendidas. Milagre concedido e nomeado Miriam (em hebraico: “Senhora da Luz”) no latim Maria. A pequenina, aos 3 anos de idade, foi oferecida ao Templo de Jerusalém e ficou até os 12 anos.

Os avós de Jesus há tempos são cultuados no Oriente e teve maior reconhecimento no séc. VI. Em 1378 foi oficializado pelo Papa Urbano IV e em 1584 teve data fixada pelo Papa Gregório para 26 de Julho e Papa Leão XIII estendeu para toda a Igreja, em 1879.

Na Umbanda e no Candomblé Nanã Buruquê a Yabá (Orixá feminino) mais idosa, senhora das almas, é sincretizada como Sant´Ana, recebe suas oferendas nessa data.


::Oração::

Santa Ana de Deus amada e de todos alegria, sede sempre nossa advogada, pois sois Mãe de Maria.
Assim como isto é verdade, Senhora Minha, fazei com que minhas penas e agonias, se voltem hoje e sempre, em alegrias.

Santa Ana Santíssima, Mãe de Maria Sacratíssima!
Santa Ana avó de Cristo, Mãe da Mãe de Deus, por teu grande mérito tende compaixão de nós.
Voltei teus olhares à minha dor, Enxugai meu pranto, acalmai minha aflição.

Minha Senhora, Santa Ana!
Com tão belo dom nasceste que a quem suas penas te contava vós sempre o socorreste.
Aqui prostrado a teus pés socorro eu venho lhe pedir: olhai-me com compaixão pela alegria que tiveste quando a Virgem Maria entre teus braços tivestes.
Deus te salve, Maria cheia de grança, o Senhor é contigo, bendita sois Vós entre todas as mulheres, Senhora Santa Ana.
Geraste a Santíssima Mãe, a qual nasceste sem mancha de pecado, e Dela nasceu Jesus, filho de Deus vivo, que vive e reina por todos os séculos dos séculos.

Ó Gloriosa, Santa Ana, tende piedade daqueles que a invocam e preencha com seu amor aqueles que sofrem, carregados de tristezas, como peso de nossas preocupações.
Eu me lanço a seus pés e humildemente lhe suplico a tornar viável o pedido que coloco sobre sua especial proteção.
Entregue meu pedido à sua filha, a Abençoada Virgem aria, e coloque meu pedido diante do trono de Jesus, para que Ele possa conduzi-lo a um final feliz.
Interceda por mim, até que meu pedido seja alcançado, ó gloriosa Mãe.
Acima de tudo, que eu alcance a graça de um dia presenciar Deus face a face e, com você e Maria e todos os Santos orando e abençoando-nos por toda eternidade. Amém!
Santa Ana, mãe daquela que é nossa vida!

Santa Ana, nossa doçura e nossa esperança!
Santa Ana, rogai à Mãe de Deus por nós e que meu pedido se realize.
Santa Ana, rogai por nós!

Um comentário:

Pod papo - Pod música disse...

Parabéns a todos os vovôs e vovós pelo seu dia!

Beijos