21 de junho de 2010

:: A Taça do Mundo era nossa ::






21 de junho de 1970, final de copa do Mundo: Brasil 4x1 na Itália. O Brasil é o primeiro país 3 vezes campeão do Mundo e ganha definitivamente a Taça Jules Rimet!

A taça era uma alegoria da Vitória com asas, com os nomes dos vencedores em plaquinhas fixadas em sua base de mármore. Pesava 4Kg, dos quais 3,8 eram de de puro ouro. Hoje seria avaliada em R$784.000.

Agora, pensem com FLô, se tem quase 4kg de ouro e asas, não parece lógico que ia "bater asas e voar" ??? Bem, foi isso que aconteceu em 1966 na Inglaterra quando roubaram a Taça a primeira vez. Foi um bafafá danado: Scotland Yard pra cima e pra baixo, o mundo inteiro dando opinião, inclusive a imprensa brasileira que chegou a comentar que esse tipo de atitude nunca aconteceria aqui porque erámos "fãs demais do esporte para tal ato"...

Depois de ser encontrada abandonada enroladinha em jornais por um cão chamado pickles numa praça, a Taça pode pousar tranquila e segura no México para a copa de 70.

Daí veio ela para nossos braços e 1983 a taça levantou voo da  CBF levada por alguém que não devia ser "fãs demais do esporte para tal ato". Alguns dias depois a imprensa nacional  noticiava que o símbolo da conquista do tri havia sido derretido, para ter seu ouro vendido!

Hoje temos uma réplica oferecida pela FIFA, com menos ouro e mais significado. Não representa só a vitória de 3 copas, mas sim 3,8 Kg de ouro que voaram impunemente.

Nenhum comentário: