23 de junho de 2010

:: Simplesmente Dercy ::


Hoje completaria 103 anos, a figuraça Dercy Gonçalves. Deixou-nos a saudade em 2008 quando morreu por complicações de uma pneumonia.

Conhecida por sua irreverência, bom humor e boca suja, não se cansava de sair do script com suas tiradas de improviso. Nos seus 101 de vida fez 25 filmes, 15 programas de TV e incontáveis peças teatrais.

Apesar de ser sempre associada a comédia, sua história não é muito de arrancar gargalhadas: nasceu no interior do Rio em família humilde; tendo de aturar um pai alcoólatra sem a mãe que havia os abandonado cedo.

Aos 17 fugiu de casa e se juntou a uma companhia de teatro onde começou sua carreira. Viveu algumas decepções que nunca fez questão de esconder: a da primeira experiência sexual na adolescência "Sentei o pé nele e saí porta afora. Socorro! Esse homem me furou! Imaginei que tinha enfiado um facão e rasgado minhas tripas." e do pai de seu primeira filha, foi embora depois de registrar a menina "Escrevia cartas e as lágrimas caíam no papel. Mas o tempo passou e eu esqueci Luís Pontes. Ai de nós se não houvesse o esquecimento."

Superadas as dificuldades e decepções Dercy sempre amou a vida e inspira com suas tiradas de quem viveu bastante:

"Tudo que passou, acabou. Eu sobrevivi."

"O ontem acabou. Não tenho mágoa de nada e nem saudade de nada. Vivo o hoje. Tenho alegria de viver, adoro a vida. - Dercy Gonçalves, falando sobre a vida."

"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, pense que, por enquanto, ainda não há terra em cima."

"Eu fiz 94 anos, mas já digo que estou com 95 para me energizar e chegar lá. Escrevam o que eu digo: eu só vou morrer quando eu quiser! Não programo morte, eu programo vida!"

"Minha idade é o maior prêmio que Deus me deu. Deus nunca foi um pai para mim. Deus é meu amante."

FLô presta hoje homenagens a essa grande senhora! Fiquem ligados no twitter para saber mais da Dercy durante o dia.

Nenhum comentário: