24 de maio de 2010

:: Viva o Povo Cigano ::





Que as coloridas fitas lacem sua manga e tragam alegria!
Que as FLôres estampem o seu peito e exalem amor,
Que o metal te acompanhe seja na prosperidade ou para te enfeitar,
Que você tenha um sorriso estampado no rosto e contagie todos a sua volta!

Dia de fitas, lenços, moedas, cores, sabores, flores e alegria, dia da padroeira dos ciganos e eles estão em festa!

Muitas histórias são levantadas sobre a vida de Santa Sara La Kali entre elas a mais conhecida é que Sara era escrava de José de Arimatéia e fora lançada numa barca ao mar junto a Maria Madalena, Maria Jacobé e Maria Salomé. Com fé em Jesus, pediu forças para que chegassem com vida em terra e prometeu que se isso acontecesse, ela passaria o resto de sua vida com o lenço em sua cabeça. Ao chegar em num destino seguro foram resgatadas por ciganos e Sara se juntou a eles, ficou conhecida como Sara La Kali fazendo referencia a sua cor: Kali significa “negra”. Em sua jornada transmitiu os ensinamentos de Cristo ao povo cigano e mais tarde as ciganas casadas passaram a utilizar o lenço na cabeça também.

Outros dizem que ela ajudou a fazer o parto de Jesus ou que ainda foi filha dele com Maria Madalena. Há uma variação de que Sara era uma figura importante dentro de sua comunidade Cigana e teve uma visão de que as Santas que acompanharam a morte de Jesus chegariam em uma barca e que deveria ajudá-las. Um dia viu as Santa chegando ao longe, quando o mar começou a ficar bravo. Sara lançou seu manto sobre as águas e milagrosamente as Santas chegaram salvas às margens caminhando sobre ele.

Os cultos a Sara La Kali são comumente bem alegres, cheios de vida e coloridos, se tiverem a oportunidade de participar de alguma dessas festa, não hesite!

Como toda tradição mítica, ela tem uma história central de linhas gerais com diversas variantes. Qual a mais "correta"? Difícil determinar, cabe a nós acreditar na que mais nos identificarmos.

Nenhum comentário: